segunda-feira, 10 de maio de 2010

o que é amar?

Calma, sem pretensões de definir aqui o que é o amor. Essa palavrinha de quatro letras que está na boca de tanta gente, mas que cada um entende de um jeito. Quero apenas explicar a seguinte afirmação: não, não te amo!

Pra começo de história, não sou uma pessoa explícita. Não é de mim dizer o que sinto, sou daquelas que um gesto vale mais que mil palavras. E pra mim, o que chamam de amor não é algo que vem fácil. Não sou adepta do esquema te-conheço-há-uma-semana-e-já-te-amo. Ainda bem! Se, como alguns dizem, o amor é o sentimento mais poderoso do mundo, ele não pode surgir de uma fagulha entre duas pessoas. No meu consentimento, amar envolve carinho, afeto, companheirismo, cuidado, dedicação, proteção. Talvez passasse a noite a dizer o que envolve "amor". Mas o ponto é: será que algo tão grande, tão bom e tão intenso, aparece tão de repente? Entenda-se que digo amor, e não encanto, nem paixão. Esses surgem do nada, e viram sua vida de pernas pro ar. Mas se os denomino "amor", teria que ter outra palavra pra identificar o sentimento que vem depois, e pra quê inventar outra palavra dentre as tantas que já temos? Deixa amor mesmo, e me deixa com essa convicção que só o tempo gera o amor.
Claro que isso tudo é besteira. Sentimentos e convicções cada um tem os seus! E se tento explicar um sentimento é porque não o sinto. Pois nenhuma palavra é capaz de abordar todas as sensações que habitam o ser. Pra quê falar sobre amar? O que eu sei sobre amor, afinal? Que tola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e você, que tem a dizer?